sábado, 30 de junho de 2012

Senso comum x Senso crítico

Muitas vezes é dito para você: FAÇA. Esse verbo conjugado, tornou-se um lema de grande perigo para uma boa quantidade de indivíduos. A partir do momento em que você segue determinado conceito sem saber ao menos se o mesmo é correto, você pode não reparar, mas está adentrando numa gama de influencias que podem acarretar malefícios.
Um dos maiores defeitos nesses casos é a acomodação atribuída ao longo do tempo. É muito mais simples uma pessoa aceitar algo, afinal não há necessidade de comprovação do determinado fato. Estar de braços cruzados é muito melhor do que agir e correr atrás de comprovações, é dessa forma que ocorre o Senso Comum. Além disso, enxerga-se tradições, costumes e histórias ditas como verdadeiras e permanecem dessa forma graças a estagnação das pessoas.
Pesquisas, acúmulo de informações e PENSAR são fatores que auxiliam para a diluição do Senso Comum. É muito bom que não apenas ouça, mas também examine um número maior de informações do que lhe foi exposto. Afinal, se conformar não é garantia de êxito para o encontro com a verdade. O Senso crítico está sendo deixado cada vez mais de lado, por preguiça, alienação, etc. E os maiores culpados são as tradições, mídias e claro, o próprio ser humano, que ao invés de trabalhar para elevar o nível de conhecimento apenas aumenta a ideia da sua capacidade, porém ausência de ação quanto a providências importantes.

Nenhum comentário: