domingo, 6 de outubro de 2013

Confissões de uma estudante de Jornalismo

Nunca falei muito sobre a faculdade aqui no Blog, mas essa semana surgiu um interesse enorme. Então vai lá... Primeiramente quero dizer o porquê da escolha por Jornalismo. A resposta é clara: não me vejo fazendo qualquer outra coisa atualmente. Além disso, amo escrever e ler diversos temas. Amo a objetividade que o Jornalismo pode proporcionar e sei que me sentirei bem na missão que é atribuída: transmitir informações.

Mudando um pouco de foco, quando digo que faço Comunicação Social, ouço várias piadas do tipo: ‘Você vai trabalhar no Se liga Bocão!’ ou  ‘Vai apresentar o Jornal Nacional, heim.’
Pois bem, em primeiro lugar, eu não considero Se liga Bocão um programa jornalístico, alguns docentes me explicaram de forma convincente e como já havia notado tirei minhas próprias conclusões de que tudo não passa do sensacionalismo recorrente.

Em segundo lugar, a profissão não se resume apenas em apresentadores de tv, muito pelo contrário, eles são a minoria. Há muitos outros profissionais que também possuem grande importância por trás das câmeras: editores, pauteiros, repórteres, roteiristas, fotógrafos, etc. É tanto que ainda não sei em que me especializar, porque quero e estou conhecendo o máximo possível de cada designação. Por fim, verifico a cada dia o meu interesse sobre as temáticas (cultura, esporte, política, etc.), pois gosto de tantas coisas, mas ainda assim necessito saber qual é a minha afinidade.


Só para completar: o segundo semestre está MUITO melhor do que o primeiro. É fantástico o poder de executar, de agir. E claro, aprender cada vez mais sobre a profissão que quero seguir de forma mais próxima possível.

2 comentários:

Sueli Silva disse...

Curti Mila ! Também penso assim :)

Camila Ferreira disse...

Que bom, futura colega de profissão.