opinião
(latim opinio, -onis)
s. f.
1. Modo de ver pessoal. = IDEIA
2. Juízo que se forma de alguém ou de alguma coisa.
3. Adesão pessoal ao que se crê bom ou verdadeiro. = CONVICÇÃO, CRENÇA
4. Manifestação das ideias individuais a respeito de algo ou alguém (ex.: dar a sua opinião). = PARECER, VOTO
5. Credo político. (Usado também no plural.) = CRENÇA
Definição: dicionário Priberam da Língua Portuguesa.
Com o conceito da palavra opinião visto acima, percebe-se que a visão geral é totalmente o oposto da prática da seguinte palavra. O problema está em:
a) Imposição.
b) Desrespeito.
c) Generalização.
O item a, correponde a uma forma de obrigar um indivíduo a seguir tal ideia, ideologia ou prática só porque o outro acha correto. Sem deixar que a própria pessoa absorva, tome conhecimento e OPINE de tal forma. O maior exemplo de imposição vem geralmente aliada a superioridade do ter, pois como sabemos hoje em dia a consideração maior é essa. A imposição de opinião costuma ocorrer também por receptores que possuem uma certa confusão externa de diversos assuntos, é necessário informação para que essa ordem seja eliminada, gerando assim um senso crítico maior.
Item b, seria o desrespeito, o termo já se faz alto explicativo porque uma das coisas que se visualiza atualmente é a falta de respeito relacionado ao ponto de vista do outro, respeitar não é aceitar, é apenas ouvir-compreender. Seria tão mais simples se o respeito de opinião existisse, mas as algumas pessoas cometem certos equívocos em relação a isso.
O item c, é o que mais me deixa revoltada da vida, pelo menos ultimamente: que mania incrível de algumas pessoas tem de generalizar, incluir fatores no seu mundo, sendo que outras não tem nada a ver com isso. Aprende a usar as palavras: MAIORIA, ALGUNS, DETERMINADAS. Eu odeio generalização. Eu não sou igual a você, sua opinião pode ser diferente da minha (o que é mais provável), assim como pode ser distinta de Fulano e de Beltrano! Opinião é algo pessoal, você não precisa guardar para si, mas não pode colocar seus defeitos nos outros porque você 'acha aquilo'.
Talvez você que está lendo não concorde com os pontos desse humilde texto, mas não irei desrespeitar, nem impor minhas simples ideias, muito menos generalizar afirmando que você é IGUAL a mim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário